Terceirização em PMEs: 9 serviços que podem ser terceirizados

13 minutos para ler

Devido aos desafios constantes do mercado de negócios no Brasil, a terceirização em PMEs é uma opção cada vez mais interessante. Essa transferência de serviços passa a ser encarada como uma alternativa menos onerosa e mais viável, sobretudo quando o próprio Governo incentiva essa prática.

Com a recente aprovação da Lei da Terceirização, as empresas já podem optar por tal processo de forma menos burocrática, reduzindo os próprios custos e simplificando a admissão de novos profissionais. 

Entretanto, não podemos ignorar que estamos diante de uma atividade que apresenta nuances e desafios, trazendo dúvidas para diversos empreendedores que, por falta de conhecimento, não se sentem plenamente à vontade com esse modelo de contratação. Mas você sabe quais serviços podem ser terceirizados?

Neste artigo, vamos ajudar a sanar suas dúvidas a esse respeito. A terceirização em PME pode ser muito mais fácil e eficiente do que você imagina. Continue conosco e confira!

Por que há uma tendência pela terceirização de serviços?

Como mencionamos acima, a Lei de Terceirização popularizou a atividade e proporcionou mais opções para as empresas. Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmaram que a terceirização pode ser feita em todas as etapas do processo produtivo.

Desse modo, o mundo corporativo passa por uma transformação, já que pode contar com múltiplas alternativas. Trabalhos mais simples ou que não demandam conhecimentos extremamente técnicos poderão ser direcionados para empresas parceiras, por exemplo.

O trabalho em união tende a ser mais flexível, permitindo que os gestores deem mais foco para o core business e menos para as atividades de apoio.

Quais as principais vantagens da terceirização em PME?

De que a terceirização tem potencial para gerar inúmeras vantagens aos empreendimentos de pequeno e médio porte não restam dúvidas. Mas, antes de tomar essa decisão, saber em quais setores é mais benéfico adotar tal conceito é uma tarefa que enseja muita pesquisa e conhecimento.

Acompanhe a seguir alguns dos pontos favoráveis.

Manter o foco na estratégia principal da empresa

Acabamos de falar sobre a possibilidade de manter os responsáveis pela gestão do negócio focados na estratégia da empresa. Essa é uma das principais vantagens geradas pela terceirização de serviços em PME.

Preocupações secundárias devem ser compartilhadas e delegadas aos parceiros, assim como a responsabilidade pela operação. Dessa maneira, os gestores conseguem direcionar seus esforços, energias e conhecimentos para melhorar a gestão, além de conquistarem os resultados planejados e atingirem os objetivos estratégicos.

Contar com especialistas em todas as etapas da operação

O apoio de quem tem expertise no assunto é outro benefício que chama atenção para a estratégia de investir na terceirização. Nada pior do que ter o resultado de um trabalho comprometido, perdendo até mesmo oportunidades, por conta da baixa capacitação técnica.

Ao terceirizar, você permite que a sua empresa conte com uma equipe mais experiente e apta para realizar as atividades previstas, com a qualidade e a excelência exigidas. O contratante não precisa se preocupar com atualização e com dispêndios de capacitação periódica da própria equipe interna.

Reduzir custos operacionais

Não é nenhuma novidade que os encargos previstos na legislação brasileira com direitos trabalhistas oneram a folha de pagamento de todos os tipos de empresas. E, para as de micro e pequeno porte, eles podem beirar a incompatibilidade. 

Se comparados os custos necessários para a formação de uma equipe interna, desenvolvida no nível ideal para a realização das atividades demandadas, a terceirização onera bem menos o empreendedor e gera outros pontos positivos para o desempenho do negócio.

Além disso, vale ressaltar que essa modalidade conta com uma maior previsibilidade de custos. Trata-se de um modelo de contrato que colabora para o equilíbrio financeiro da empresa, já que nos valores pagos todo mês à terceirizada estão inclusos os gastos com rescisão, faltas, férias e eventuais ações trabalhistas.

Priorizar investimentos e parcerias produtivas

Outro aspecto relevante sobre as empresas terceirizadas é que elas investem constantemente na aquisição de tecnologias inovadoras, já estão focadas em uma especialidade. Qualificar as equipes e manter o diferencial competitivo, oferecendo mais qualidade às contratadas, é prioridade nessas organizações. 

Em vista disso, como empreendedor, você poderá contar com um parceiro que estará por dentro do que há de melhor e mais moderno naquela área e que o liberará para projetos mais relevantes.

Uma terceirização perfeita é aquela em que ambos os lados deixam de apenas vivenciar um contrato de prestação de serviços para construir uma verdadeira parceria. Relações “ganha-ganha” têm sempre muita importância na busca pela produtividade.

Escolher o parceiro ideal

Existem inúmeras empresas prestadoras de serviço no mercado. Justamente por isso você deve fazer uma boa pesquisa antes de escolher aquela que melhor atende às necessidades do seu negócio.

A prestadora de serviços ideal prioriza o atendimento de qualidade. Ou seja, demonstra preocupação em oferecer aos clientes serviços satisfatórios com qualificação técnica para a atividade.

Os funcionários devem ser treinados e aptos a exercer suas funções. A empresa contratada tem que ter transparência na forma como negocia a atualização quanto aos débitos trabalhistas e previdenciários dos funcionários.

Para não perder tempo em sua procura, dê preferência às boas referências, seja por meio de contatos no mercado, seja até mesmo pelas informações obtidas na Internet. Levante o histórico e o perfil da empresa, fazendo uma avaliação prévia na intenção de conhecer o máximo possível do perfil organizacional.

Quais serviços podem ser terceirizados?

As possibilidades de terceirização em PMEs são bem variadas. A seguir, mostraremos brevemente 9 das opções mais populares do mercado para potencializar o seu negócio. Confira!

1. Serviços contábeis

A terceirização dos serviços contábeis é uma das mais comuns entre empresas de pequeno e médio porte, considerando que, em sua maioria, elas não contam com a estrutura administrativa e as ferramentas necessárias para dar conta do processo. Assim, organizações com esse perfil podem se dar muito bem ao contratar escritórios com profissionais altamente qualificados.

Ainda na parte de gerenciamento de contas a pagar e a receber, essa modalidade de trabalho pode ser muito útil no estabelecimento de parcerias, responsabilizando-se pelo cadastro de clientes, cobranças, entre outros serviços.

O domínio eficaz da contabilidade de uma empresa é fundamental para a saúde financeira do negócio, especialmente para evitar problemas com a legislação. No entanto, manter um profissional contábil no quadro de contratações da companhia custa caro, por isso, o parceiro terceirizado se mostra bastante vantajoso.

2. Recursos Humanos e Departamento Pessoal

As áreas de Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP) também são terceirizadas com frequência. O mercado conta com diversas opções para quem pretende encontrar prestadores de serviço nesse ramo. Mas qual a diferença entre eles?

O Departamento Pessoal tem como objetivo tratar questões burocráticas, como os trâmites administrativos de contratação e demissão de funcionários, controle de licenças, pagamentos de salários, entre outros.

Já a área de Recursos Humanos está mais relacionada ao desenvolvimento do potencial subjetivo dos trabalhadores, motivar o capital humano da empresa a fim de que se sintam motivados, estejam engajados com as metas e ideais da organização. Além disso, a atuação do RH também é indispensável para o surgimento de novos líderes e a retenção dos melhores talentos.

Um dos maiores frutos dessa ligação é que, apesar de diferentes, ambas as áreas requerem conhecimento técnico e específico, capazes de atuar como diferenciais em qualquer empresa.

3. Limpeza

Quando se trata de serviços que podem ser terceirizados, convenhamos que é muito mais prático contratar um time especializado de limpeza do que dar conta de várias pessoas contratadas em sua folha de pagamento.

Terceirizar esse tipo de serviço é muito vantajoso porque a empresa terceirizada assume a responsabilidade de tudo o que for relativo ao setor, incluindo a disponibilização de toda a mão de obra e dos materiais de limpeza. Enfim, é menos um departamento para o gestor controlar e ter mais disponibilidade para se dedicar à atividade principal.

4. Transporte e frotas

Contratar uma equipe para buscar e levar seus funcionários ou para fazer entregas de mercadorias é também de grande valia para as instituições. A garantia de um motorista bem treinado e o cuidado específico com a frota de veículos são dois benefícios que já valem a pena.

Com a frota terceirizada, o gestor não precisa investir o seu capital na aquisição de veículos, fica livre de encargos com impostos e dores de cabeças com manutenções, além de diminuir suas despesas consideravelmente.

Esse tipo de serviço agrega mais valor à sua marca e priva você de algumas questões, como falta de preparo e tecnologia para lidar com os desafios relacionados à segurança nas estradas brasileiras.

Independentemente do objetivo, a terceirização de frotas apresenta vantagens expressivas, já que toda a burocracia desse gargalo logístico passa a ficar na mão de especialistas que trabalham 24 horas para possibilitar economia, qualidade na entrega e adequação com o planejamento.


5. Segurança

A aposta na terceirização de serviços de segurança é também uma forma de garantir um alto nível produtivo da sua equipe. Isso porque a proteção de profissionais especializados transmite a sensação de bem-estar e de tranquilidade no desempenho das funções, estendendo-se igualmente aos clientes.

Esse tipo de prestação de serviço já é bastante utilizado em bancos, lojas e empreendimentos de maior porte, sendo uma tendência que vem ganhando espaço entre as pequenas e médias empresas — até porque ela gera uma interessante otimização de custos.

Para concluir se tal alternativa vale a pena ou não, lembre-se de que uma prestadora de serviços de segurança conta com profissionais bem treinados, de alta qualificação e aptos a lidar com as pressões do dia a dia inerentes ao seu trabalho. 

Ao passo que montar um departamento de segurança próprio significa começar um projeto do zero, o que demanda muito mais tempo e recursos para se obter um resultado satisfatório.

6. Manutenção

A contratação de serviço terceirizado de manutenção pode ajudar em questões pontuais da empresa, como reduzir de custos, flexibilizar o dimensionamento das equipes, focar na atividade principal da organização, tudo isso graças ao apoio dos especialistas no assunto.

Com essa estratégia, a confiabilidade do maquinário é elevada, tendo em vista que as revisões periódicas diminuem os riscos de quebra e aumentam a vida útil dos equipamentos, sem deixar de mencionar a inserção a novas tecnologias, pois as empresas com expertise no assunto estão mais por dentro das novidades.

No entanto, ao investir no sistema de manutenções terceirizadas, é importante ponderar sobre alguns critérios de qualidade para que os benefícios não sejam perdidos, tais como:

  • a experiência e a credibilidade da empresa no mercado;
  • o preço;
  • a tecnologia utilizada;
  • o suporte oferecido;
  • o preço.

7. Armazenamento de produtos

Outra atividade que requer muita dedicação e eficiência de uma empresa é a sua gestão logística. Por esse motivo, a terceirização não apenas dos serviços de transporte, mas também de armazenamento, estão cada vez mais comuns nos ambientes corporativos.

O estoque faz parte do capital de giro de uma empresa, portanto, se ele é mal administrado, se existem muitas perdas, danos, extravios, desalinhamento entre a demanda e a oferta, isso vai impactar diretamente nos resultados finais, na lucratividade do negócio.

Armazenar produtos é uma tarefa bastante onerosa para os empreendimentos, pois exige espaço, ferramentas apropriadas para organizá-los, tecnologia para se obter processos ágeis e precisos, além de colaboradores capacitados.

Então, terceirizar pode ser a solução para vários problemas na logística de uma empresa, otimizando, sobretudo a segurança e as despesas inerentes à manutenção de um departamento próprio.

8. Serviços administrativos

Os serviços administrativos são indispensáveis para o funcionamento de qualquer organização — eles estão inseridos em toda a estrutura empresarial, mas não fazem parte do foco de atuação.

Imagine não ter que se preocupar com a portaria, a recepção, os recursos humanos, o departamento jurídico e, ao mesmo tempo, saber que sua empresa conta com profissionais altamente qualificados em cada uma dessas áreas. Dessa forma, o gestor economiza tempo de gerenciamento e dinheiro. 

9. Alimentação e nutrição

Os cuidados com a alimentação e a nutrição têm importância de diferentes naturezas para uma empresa. Em primeiro lugar, é comum que os empregadores forneçam algum tipo de refeição para os seus funcionários, almoço, jantar, lanche; a depender das características de cada negócio.

Nesse contexto, a oferta de alimentos com boas referências nutricionais reflete diretamente na saúde dos colaboradores, que estarão menos suscetíveis a faltar ao trabalho por motivo de doença, e dispostos a produzir mais.

Por outro lado, a alimentação também pode ser utilizada para momentos de contato com clientes — um coquetel ou um jantar de negócios —, o que também exige bastante cuidado para não causar má impressão e prejudicar sua imagem.

De qualquer forma, montar uma cozinha profissional, supervisionada pelo trabalho de nutricionistas consiste em despesas altas, e uma solução mais acessível é recorrer a empresas especializadas para atender à sua demanda. Hoje, as terceirizações variam desde cozinheiros até a entrega de refeições prontas.

Conhecer quais serviços podem ser terceirizados abre um leque de alternativas e estratégias para que as pequenas e médias empresas consigam sobreviver em um mercado tão competitivo e lidar melhor com altos encargos trabalhistas e toda a complexidade da legislação tributária — fatores esses que tornam mais complicado o próprio desenvolvimento. 

Por esse motivo, antes de optar pela criação de um departamento próprio, é sempre bom avaliar os benefícios que podem ser alcançados com a terceirização. Além de estar se tornado uma tendência forte entre as PMEs, tal modelo de prestação de serviços está cada vez mais abrangente e confiável.

Gostou das dicas? Agora que você sabe mais sobre quais serviços podem ser terceirizados, aproveite para entrar em contato com nosso time de consultores e conhecer as soluções personalizadas que temos para o seu negócio.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta