Terceirização de serviços: quais são os mais indicados?

6 minutos para ler

A tarefa de gerir um empreendimento enseja os mais variados desafios. Por esse motivo, ter suporte de aliados qualificados pode fazer toda a diferença na hora de colher os resultados.

Dentre as modernas práticas de mercado, a terceirização de serviços é um caminho importante para assegurar a eficiência e a agilidade necessárias para o alcance das metas e objetivos traçados, enfim, garantir o sucesso do negócio.

Como a sua empresa se beneficia com essa estratégia? Diante da relevância do tema, elaboramos um post para que você saiba, de uma vez por todas, quais são os tipos de serviços mais indicados para a terceirização. Continue a leitura do artigo e confira!

Como funciona a terceirização de serviços nas empresas?

A terceirização das atividades de uma empresa, também conhecida como outsourcing, consiste na transferência da execução de determinados serviços para empresas especializadas.

O conceito já era utilizado para tarefas administrativas, mas com as alterações trazidas pela Lei 13.429/2017 (Lei de Terceirização), a estratégia vem sendo aplicada nas mais variadas etapas do processo produtivo.

O objetivo de quem opta por esse sistema é reduzir custos, assim como eliminar problemas e burocracias que desviam as atividades do foco principal do negócio. Porém, ao optar por essa estrutura organizacional, a empresa também ganha em qualidade, pois contrata parceiros com expertise em determinado assunto.

Dessa forma, a tendência é um crescente movimento em direção à parceria em setores-chave como a logística, frotas, recursos humanos, TI, contabilidade, armazenamento. Assim, o outsourcing vem se mostrando uma opção viável para todos os tipos de negócios, inclusive as MPEs.

Quais os benefícios dessa estratégia?

A primeira grande vantagem de investir no sistema de terceirização, e talvez o principal motivo pelo qual os empreendedores decidam por essa prática, diz respeito à redução de custos. Há menos despesas com encargos trabalhistas, aquisição de equipamentos etc.

Outro ponto que merece destaque é o aumento da eficiência dos serviços prestados. A empresa terceirizada, via de regra, é composta dos melhores profissionais do mercado naquela área, bem como da estrutura mais adequada para o bom desempenho das atividades.

Ademais, tal modelo de trabalho ajuda a manter o foco na estratégia principal do negócio, isto é, os gestores ganham flexibilidade para focar no core business, direcionando esforços em aspectos cruciais para o crescimento e o alcance de uma posição de credibilidade no mercado.

Quais os principais tipos de terceirizações para MEI e pequenas empresas?

Em alguns setores como limpeza, segurança, alimentação e serviços administrativos, a prática da terceirização já era bastante utilizada, mas o que se percebe nos últimos anos é a intensificação das parcerias em relação a departamentos mais estratégicos para o funcionamento das empresa, mesmo nos pequenos negócios.

Vejamos os principais tipos de terceirização:

Contabilidade

A terceirização de serviços contábeis representa uma importante escolha para a saúde financeira de um empreendimento, sobretudo de pequeno e médio porte, uma vez que a manutenção de um departamento próprio fica muito dispendiosa.

Ao contratar um escritório de contabilidade, a empresa vai dispor de profissionais altamente qualificados para gerenciar as contas a pagar e a receber, o pagamento dos encargos que recaem sobre a sua atividade, assim como os relatórios fundamentais. Esse trabalho permite uma melhor gestão dos ativos e passivos, e evita penalizações.

Terceirização de frotas

A decisão de terceirizar a frota de uma empresa é uma escolha capaz de gerar grande potencial competitivo. Nesse sentido, o primeiro ponto a ser observado é a vantagem de não comprometer o capital de giro com a aquisição de veículos.

Com o pagamento de determinada quantia mensal, o serviço de transporte é realizado com a frota da empresa especializada. Dessa forma, além de contar com veículos novos e adaptados às suas necessidades, o empreendimento usufrui de um serviço completo de gestão da frotas, que apresenta como principais funcionalidades:

  • a compra e o licenciamento dos veículos; 
  • a manutenção preventiva;
  • pagamento de impostos e proteção veicular;
  • a administração de sinistros e multas;
  • a renovação da frota.
Baixe nosso e-book gratuito e confira tudo o você precisa saber antes de alugar veículos para empresas!

Endereço e escritório

O mercado de terceirizações é tão dinâmico que até mesmo o espaço físico já funciona com as características dessa modalidade. O coworking, por exemplo, é uma prática relativamente nova e que ganhou destaque nos últimos anos.

A realidade é que, para os pequenos negócios e Microempreendedores Individuais (MEI), muitas vezes é difícil ter acesso a uma estrutura individual que conte com boas instalações, preços acessíveis, recursos modernos, atendimento personalizado, serviços administrativos, dentre outros. Nesse contexto, o coworking permite diminuir os custos de estrutura e ainda proporciona um ambiente favorável ao networking.

Outra solução consiste nos escritórios mobiliados, que permitem contratos de curta duração e mais flexibilidade para se ajustar ao tamanho da empresa. Esses escritórios, geralmente, também contam com salas de reunião que podem ser alugadas pontualmente.

Serviços de TI

A terceirização de serviços de TI permite que a empresa transforme os custos fixos desse setor em custos variáveis. Isso porque o planejamento é feito de acordo com as necessidades de uso — paga-se pelo que é consumido.

A formação de um departamento de TI envolve a contratação e o treinamento de profissionais, assim como a aquisição de tecnologias, o que representa custos elevados, em especial para os empreendimentos com menor fluxo de trabalho.

No caso das empresas de pequeno porte, um projeto de terceirização de TI significa maior capacidade de competir com os grandes players do mercado, tendo em vista a facilidade de acesso às tecnologias modernas por um preço compatível com o faturamento da empresa.

A terceirização de serviços já havia se consolidado no mercado como uma alternativa benéfica. Mas com a sua expansão para novas áreas e, principalmente, com os ótimos resultados proporcionados — eliminação de gargalos, melhoria da qualidade dos serviços, agilidade, controle e planejamento —, não resta dúvidas de que esse conceito representa uma grande chance de crescimento para os microempreendedores e as pequenas empresas.

Gostou do artigo? Viu como a terceirização de serviços pode trazer muitas vantagens competitivas para o seu negócio? Então, preencha o formulário abaixo e para conhecer as nossas soluções personalizadas de terceirização de frotas e locação mensal:

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta