9 tecnologias automotivas que aumentam a segurança nas estradas

7 minutos para ler

Os avanços tecnológicos no setor automobilístico têm sido cruciais para garantir percursos mais seguros e eficiente. Nos dias atuais, a velocidade das inovações está provando que tecnologias automotivas superam continuamente as conquistas do passado, ainda mais quando o assunto é segurança.

Os investimentos das montadoras no desenvolvimento de pesquisa nessa área são nítidos, já que está cada vez mais fácil identificar a evolução dos carros. Trata-se de um mercado em nível elevado de sofisticação, caracterizando uma busca crescente pela garantia de segurança de acordo com os novos padrões comportamentais de motoristas e passageiros.

Mas e você, está por dentro das surpresas do setor? Se deseja conhecer algumas tecnologias automotivas que podem contribuir para o aumento da segurança nas estradas, continue lendo este artigo. Separamos 9 avanços que vão impressionar você!

1. Visão noturna

As montadoras estão melhorando cada vez mais a visão noturna dos veículos. Voltada para auxiliar os condutores que pegam estrada pela noite, essa tecnologia oferece segurança contra a visibilidade noturna, que é consideravelmente prejudicada.

O aparato tecnológico presente nesse caso está na instalação de uma câmera térmica. Ela é capaz de captar obstáculos frente ao caminho escolhido, como animais ou até mesmo pessoas. A identificação por parte do motorista é muito dinâmica e visual, podendo ser feita pela mudança de cor projetada por uma tela.

O farol com luz de laser é outra grande inovação em termos de iluminação automotiva. Além de aumentar o alcance da luminosidade, oferecendo mais segurança ao motorista, o seu fluxo luminoso, quando comparado ao LED, chega a ser quatro vezes maior!

2. Piloto automático adaptativo

Se você já conhece o piloto automático convencional, pode perceber que estamos falando de uma modalidade evoluída. O piloto automático adaptativo computa uma velocidade e a mantém durante a viagem, acelerando ou desacelerando, junto ao veículo da frente.

Para evitar uma colisão, em algumas velocidades, o sistema chega a travar totalmente o veículo.

3. Detector de ponto cego

Uma das soluções mais úteis para assegurar a proteção do condutor é o sensor de ponto cego: dispositivo capaz de identificar veículos ou pedestres dentro do campo limitado ou de obstrução da visão.

Esse detector costuma ficar nos retrovisores externos para apontar a aproximação de um veículo na traseira. Ele consegue considerar a velocidade de dois veículos, alertando o motorista quando há casos de risco iminente para a mudar de faixa.

Se o condutor tentar trocar de lado, o assistente pisca para ampliar a percepção do motorista. É comum que o sensor de ponto cego seja acompanhado por outras tecnologias automotivas, como os sensores desenvolvidos para a mudança de faixa, cruzeiro adaptativo e sistema de assistência de estacionamento.

4. Assistentes de estacionamento

Já não são raros os carros com tecnologia que auxilia o motorista no momento de estacionar. Isso acontece graças às câmeras acopladas na traseira no veículo e aos sensores de aproximação. Eles trabalham emitindo sinais sonoros e linhas animadas disponibilizadas no painel, com o objetivo indicar o lado para o qual o motorista precisa virar o volante.

Também é possível encontrar veículos com sistema automático de estacionamento pronto para verificar se a vaga escolhida, de fato, comporta o automóvel. A partir disso, ela pode determinar a manobra perfeita para que o automóvel seja estacionado da melhor forma, realizando a baliza por si só.

5. Comando por gestos

Não é exagero: o que era pressão ou toque agora pode ser feito com simples gestos no “ar”. Os carros, aos poucos, estão começando a adotar sistemas que substituem os botões ou displays de touch screen para comandos inovadores.

Uma série da marca BMW já inseriu a tecnologia que aciona as mais diversas funções da tela central por meio de um gesto do cotovelo na superfície do console. O condutor ainda pode aumentar o volume do som girando os dedos e acionar câmeras externas com simples movimentos manuais. Tudo isso para garantir a segurança da condução pela praticidade das configurações do veículo.

6. Teen Driver

Fazendo jus à tradução do inglês para o português, a tecnologia conhecida como “motorista jovem” é voltada para que os pais possam assegurar melhor a experiência dos filhos como motoristas.

Os carros com o sistema Teen Driver podem ser regulados para que trafeguem em uma velocidade máxima pré-determinada. Além disso, os pais podem configurar o veículo para que ele não seja ligado sem que o cinto de segurança esteja acoplado de modo correto. Até mesmo o som dentro do carro pode ser limitado para evitar distrações.

7. Head-up display

Não tirar os olhos da pista enquanto dirige é um mandamento da direção defensiva, e o programa conhecido no exterior como Head-up display foi desenvolvido para auxiliar nesse sentido. Por meio de projeções no para-brisas, o sistema pode disponibilizar dados relevantes, como a temperatura.

Vale ressaltar que as montadoras estão de olho para fornecerem realidade aumentada por meio desse item. No protótipo do Q8, da Audi, por exemplo, a tecnologia é marcada pela expectativa de que mapas e imagens surjam em 3D.​


8. Aviso de animais na via

Uma das causas comuns de acidentes na pista é a presença de animais. É muito comum que determinados trajetos contem com a possibilidade de que animais ultrapassem cercas ou invadam as estradas, provocando acidentes de ordem gravíssima.

Pensando em reduzir esse tipo de situação, a Viafauna, uma empresa de consultoria ambiental, desenvolveu o Passa Bicho. Trata-se de um sistema que funciona por meio de sensores instalados no automóvel com a intenção de identificar a presença de animais e avisar o motorista. Opções como essa estão sendo replicadas por outras empresas do mercado.

9. Controle automático de tração

Os sistemas de controle da tração, como o próprio nome diz, servem para controlar a tração do veículo de diferentes modos. Entre os mais comuns, estão o EAS (Eletronic Actuation System), que monitora não só a tração, mas também a altura do carro quanto ao solo, e o EBD (Eletronic Brake Force Distribuition), que atua na distribuição eletrônica da força de frenagem.

Esse tipo de sistema costuma atuar como um auxiliar do freio antitravamento conhecido como ABS (Anti-lock Braking System), agindo ainda que o pedal não seja levado ao fundo.

Como você viu neste artigo, as tecnologias automotivas são levadas a sério pelas montadoras que focam na segurança dos motoristas. De painéis eletrônicos com diversas possibilidades a comandos por simples gestos, os condutores podem usufruir cada vez mais de inovações que colocam a seguridade em primeiro lugar.

Vale lembrar que esses avanços são prévias do que ainda está por vir. Afinal de contas, os estudos avançam anualmente, e as empresas trabalham para conquistar novos mercados, investindo pesado em inovações estéticas e eletrônicas. Dessa forma, essas possibilidades se tornam mais acessíveis em menos tempo, proporcionando conforto, economia e seguridade aos seus usuários.

Agora que você já sabe mais sobre os investimentos em tecnologias automotivas, conheça os benefícios de contar com veículos novos e bem equipados.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

2 comentários em “9 tecnologias automotivas que aumentam a segurança nas estradas

  1. Dirigir um veículo na minha opinião é um trabalho que devemos fazer tendo total respeito com os outros, onde devemos manter a distância do veículo da frente, ultrapassar com segurança ao entrar em uma rua mão invadir o espaço do outro que possa tá vindo no sentido contrário e sair com tempo de sobra para chegar ao destino. Acho que primeiro devemos educar melhor nossos filhos ensinando a respeitar no próximo antes mesmo de ser doutor em alguma coisa, mas é feio ninguém mas quer falar essa palavra ( RESPEITO). O comentário que fiz é um desabafo de tantas coisas erradas que vemos toda hora no trânsito. Quanto a tecnologia acho que é uma das coisas mais importantes, inteligente e bonita criada pela sabedoria dos homens, PARABÉNS.

    1. Olá, Manoel! Tudo bem?

      Que comentário belo! Nós que gostaríamos de parabenizá-lo pelo complemento ao nosso artigo!

      Grande abraço e que possamos ter um trânsito com mais respeito e pessoas sensatas, assim como você.

Deixe uma resposta