Como ser um ótimo profissional no setor de logística?

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Com o objetivo de se tornar mais competitivo no mercado, existe a necessidade de buscar por estratégias que vão agregar valor para a empresa e impulsionarão os negócios, além de trazer mais clientes para a organização. No entanto, também é necessário desenvolver ações que permitam ao profissional de logística se destacar e aperfeiçoar serviços e soluções, o que aumenta as possibilidades de atingir as metas preestabelecidas em seu planejamento.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você conheça algumas competências e dicas para se tornar um ótimo profissional nessa área.

Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Desenvolva o espírito de liderança

Até mesmo os profissionais mais experientes do setor de logística têm dificuldades em assumir um papel de liderança que influenciará o restante da equipe. Inicialmente, preocupe-se em prezar pela boa comunicação. Qualquer alteração que ocorrer na empresa deve ser repassada aos colaboradores, de modo que se crie uma confiança em relação à gestão.

Contar com metas bem definidas em seu planejamento também será uma atividade crucial para se tornar um profissional respeitado na área. Aqui, o importante é ir além de apenas estabelecer objetivos para a empresa, mas também deixar os funcionários cientes sobre qual é o seu papel para que esse resultado seja alcançado — colocando-se sempre à disposição para tirar as dúvidas de sua equipe.

Outros pontos que devem ser levados em consideração:

  • apostar em profissionais que tenham potencial de crescimento dentro do negócio e ajudar a desenvolvê-lo;
  • ser fonte de inspiração para toda a equipe;
  • investir em inovação;
  • buscar por estratégias adotadas em outras organizações que se aplicam à sua realidade.

Busque melhoria na qualidade dos serviços

Nos últimos anos, houve uma mudança no perfil do profissional de logística. Antes, os colaboradores eram destinados a apenas uma área — seja de armazenamento, seja de distribuição ou de transporte —, na qual ele se aprofundava e conhecia todos os processos. Hoje, é necessário contar com uma certa flexibilidade nesse sentido, justamente porque o profissional valorizado é aquele que tem um amplo conhecimento sobre a empresa como um todo.

Nesse sentido, apenas conhecer ferramentas que auxiliarão nas tarefas cotidianas de seus profissionais (como ERP e WMS), não é suficiente. É preciso ter precisão sobre os pontos da empresa que serão beneficiados com esses sistemas, quais as métricas de melhorias devem ser observadas durante a implementação etc.

Fundamental, ainda, garantir que todos os colaboradores estejam na mesma página: ou seja, que entendem a importância desses produtos para a empresa e conseguem utilizá-los da melhor maneira.

Ainda falando sobre dinamismo, é preciso entender que o universo logístico se modifica a cada dia. Equipamentos que hoje funcionam bem para o seu negócio, daqui a algum tempo podem estar defasados ou não atender às suas necessidades. Por essa razão, a capacitação nunca é demais, de modo que você possa estar antenado com as principais novidades apresentadas ao mercado.

Preocupe-se com o relacionamento em diferentes áreas

A flexibilidade deve ser observada não apenas no setor de logística, mas em toda a empresa. O bom profissional é aquele que interage com todas as áreas da organização, que consegue identificar quais são as equipes que o auxiliarão em determinada demanda. Outra boa prática é promover a integração entre os times para oferecer uma melhor entrega aos seus clientes.

Como a área de logística requer respostas rápidas independentemente da situação, existe a necessidade de o gestor também agir de forma momentânea. Tal habilidade permite oferecer insumos para que os profissionais da empresa possam efetuar as suas funções pensando sempre no impacto positivo na percepeção dos clientes.

Busque soluções escaláveis

Escalabilidade: você entende a real importância desse conceito para as empresas, inclusive as de logística? Um negócio escalável nada mais é do que aquela empresa que consegue atender a uma demanda alta do que se propõe a fazer, sem necessariamente precisar aumentar os custos e a mão de obra.

Entre as vantagens observadas de um negócio escalável, pode-se destacar o fato de que ele conta com um maior valor de mercado, contribui para o desenvolvimento da empresa como um todo, além de facilitar a expansão do negócio.

Também é observado o fato de que os processos ficam melhor padronizados, o que possibilita o investimento no treinamento de colaboradores antigos e recém-contratados — uma vez que as dúvidas serão expostas de forma mais clara.

Por fim, as despesas ficarão otimizadas, além de esse ser um diferencial de mercado que fará com que o seu negócio saia na frente. Devido a tantos benefícios apresentados, nada mais justo do que optar por soluções que sejam escaláveis, concorda?

Considere a terceirização de sua frota

Entre os ganhos observados ao adotar essa estratégia, pode-se abordar a redução de custo sem perder a eficiência, uma vez que a empresa não precisará arcar com gastos com aquisições de novos veículos, monitoramento de cargas e pagamentos de impostos e seguros.

Vai reduzir, ainda, a burocracia, uma vez que essas responsabilidades são transferidas à empresa contratada, permitindo com que o gestor possa desenvolver ações mais estratégicas e voltadas para o crescimento do negócio. Além disso, a manutenção deixa de ser preocupação de sua equipe, o que permite uma ampla otimização do tempo de seus colaboradores.

Por fim, a frota será constantemente renovada, vai haver redução do percentual de capital parado — justamente pelo fato de você fechar contrato apenas com o que será utilizado sob demanda — , o que traz também mais disponibilidade para atender novos clientes. Esse ganho fica mais evidente se levarmos em consideração períodos em que há uma procura maior pelos serviços logísticos da sua organização.

A partir da leitura deste artigo, você pôde entender sobre as características que todo profissional de logística precisa ter para ser considerado um dos melhores do mercado, além de aumentar as possibilidades de destacar o seu negócio perante a concorrência.

Conforme observado, a terceirização deve ser um ponto considerado, principalmente se considerarmos a visão mais estratégica que o negócio terá a partir dessa forma de operar.

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