O que saber antes de optar pela personalização de veículos?

10 minutos para ler

A personalização de veículos, também conhecida como car tuning, consiste em fazer modificações customizadas nos automóveis por questões estéticas. No caso dos carros utilizados para fins empresariais, é uma ótima chance de reforçar a identidade visual da marca.

Contudo, é fundamental saber como realizar o procedimento para evitar problemas com a fiscalização. Tudo deve ser feito de acordo com a lei, de modo que os resultados sejam os melhores possíveis. A seguir, veja como fazer a personalização de veículos e tire todas as suas dúvidas!

Como as empresas têm utilizado a personalização de veículos?

Durante algum tempo, a customização de automóveis ficou restrita aos de uso particular. Ela era feita por quem adquiria um carro e desejava deixá-lo com estilo e personalidade — ou seja, as modificações tinham efeito apenas estético.

Não demorou muito para as empresas também começarem a realizar esse procedimento. No caso dos automóveis comerciais, o principal objetivo é ajudar a divulgar o negócio e, até mesmo, ofertas e promoções.

Com os recursos adequados, o veículo ganha identidade e as pessoas se conectam com a marca de maneira muito mais consistente. Além disso, é importante para a segurança, já que permite um fácil reconhecimento do veículo, evitando fraudes.

Quando tudo é realizado da forma correta, o negócio aproveita diversos benefícios. Há reforço da identidade visual, fortalecimento da marca e captação de novas oportunidades. Assim, é um investimento que pode trazer um excelente retorno.

A adesivação do carro também funciona como uma importante estratégia de marketing, já que você divulgará de forma passiva a sua marca, bastando que o carro circule pela cidade para que a publicidade seja realizada. Entre os principais benefícios que os adesivos garantem à empresa estão:

  • reforço da identidade visual: destaque da marca por onde o veículo passar na cidade, sendo uma forma de comunicação personalizada;
  • custo-benefício: não é necessário arcar com vários custos, bastando pagar uma única vez para colocar os adesivos;
  • facilidade de identificação: é uma forma rápida e fácil de apresentar a identidade visual da empresa. Basta que as pessoas vejam o veículo para divulgar a marca, por isso é importante que o adesivo contenha uma mensagem curta e objetiva;
  • maior alcance: há divulgação da empresa por cada quilômetro rodado;
  • segurança: como o veículo está identificado, há desencorajamento de pessoas de má-fé que tenham intenção de roubo e furto;
  • protege a pintura: a adesivação também é uma forma de proteger a pintura de arranhões ou desgaste natural (decorrente de chuva e exposição ao sol);
  • economia na manutenção: não há custos adicionais com lavagem. Uma lavagem simples e comum é o suficiente para deixar o veículo limpo;
  • fácil remoção: os adesivos podem ser removidos e substituídos com facilidade.

Qual a importância de planejar a adesivação?

Simplesmente colocar adesivos nos veículos da sua empresa não é suficiente. Para realizar uma boa divulgação da marca, é preciso elaborar um bom planejamento para que os resultados desejados sejam atingidos. Veja a seguir um passo a passo de como planejar a personalização.

Escolha o material

Primeiramente, é preciso trabalhar com materiais de qualidade para que a pintura original não seja danificada. Isso é importante pelo fato de que você poderá remover ou trocar os adesivos posteriormente sem estragar o carro. Além disso, películas de alta performance são resistentes a adversidades naturais — exposição à chuva, à poeira e ao sol.

Atente à qualidade de impressão

Avalie a qualidade da impressão que será utilizada para os adesivos. Caso contrário, os mesmos problemas listados anteriormente afetarão o adesivo, deixando as cores opacas com o tempo. Isso traz resultados contrários aos almejados com a sua estratégia, já que cria uma imagem negativa da sua marca para o público.

Considere a utilização de verniz

O verniz ajuda a proteger o adesivo, prevenindo-o de arranhões, desbotamento, deteriorações e ações da natureza. Além disso, traz mais qualidade e brilho. Entretanto, nem sempre o uso de verniz é adequado, tornando-se necessário consultar os especialistas da empresa que fornecerá os veículos.

Procure por uma empresa confiável

É importante contratar fornecedores competentes e que tenham experiência de mercado. Evite oficinas de fundo de quintal e procure uma especializada que trabalhe há anos com aluguel de veículos, forneça carros bem equipados e apresente cases de sucesso. Ela utilizará materiais de impressão de qualidade e saberá fixar os adesivos adequadamente.

Como agir em relação ao DETRAN?

Na hora de realizar a personalização de veículos, é fundamental que ela não desrespeite nenhuma indicação nacional ou estadual. Portanto, é altamente recomendado solicitar a autorização do DETRAN antes de dar início a qualquer transformação.

Ao considerar a legislação nacional e estadual, o órgão determinará se o plano pode ser executado. É algo que previne problemas com o licenciamento e com o restante da documentação, além de evitar multas e apreensões.

Para ter sucesso na tarefa, elabore um documento com todas as modificações desejadas. Especifique como cada uma acontecerá, os materiais que serão usados e o resultado esperado. Faça a solicitação de acordo com o rito do órgão do estado de atuação e aguarde a aprovação. Assim, é possível evitar problemas em um futuro nada distante.

Como acertar na personalização de veículos?

Para manter padrão e segurança adequados, há algumas regras para a modificação em determinados itens. Observá-las é indispensável para garantir que tudo seja feito corretamente e aprovado pelos órgãos competentes. A seguir, veja quais são os aspectos que exigem atenção.

Cor (plotagem)

O envelopamento é uma técnica que consiste na aplicação de um adesivo que recobre todo o automóvel. Ele é um ótimo jeito de personalizar o veículo, mas é preciso tomar cuidado com a cor escolhida.

Se houver uma modificação que transforme a cor de mais de 50% do veículo, o DETRAN deve ser comunicado e os documentos, atualizados. É o caso de um carro preto que é envelopado em vermelho. Nessa condição, o documento terá que passar por uma atualização. Contudo, se o envelope também for preto, não haverá problemas.

Alternativamente, é possível utilizar adesivos em diversas partes do carro. Como contribui para modificar a cor, novamente o limite deve ser respeitado. Além disso, os elementos colantes não podem estar em locais que atrapalhem a direção, como no vidro traseiro ou no do retrovisor.

Paralelamente, é uma possibilidade bastante viável e acessível. A empresa pode mandar fazer adesivos personalizados com as informações desejadas e colar nos pontos específicos. Quando for necessário realizar a troca, a etapa acontece sem maiores problemas. Os adesivos para lataria também são disponibilizados em vinil e podem ser elaborados em diversos cortes, incluindo plotter recorte.

Suspensão

A mudança na suspensão é uma forma de dar flexibilidade ao visual do carro e de torná-lo mais arrojado. Em vez das suspensões de fábrica, é possível adotar uma regulável, que muda de acordo com as necessidades de quem utiliza o veículo.

Atualmente, as regras determinam que somente modelos de carros até 3,5 toneladas podem usar esse recurso, desde que haja uma distância mínima de 10 centímetros do chão. Para completar, as rodas e os pneus devem rodar sem entraves. Então, quando rodas maiores são usadas, a suspensão deve ser regulada de acordo.

Como envolve a segurança, a comunicação ao DETRAN é indispensável. Somente com a autorização do órgão a transformação é realizada e mantida.

Vidros

As películas de proteção solar, geralmente chamadas de insulfilme, são elementos de segurança, conforto e praticidade no veículo. Elas ajudam, inclusive, a manter a privacidade de quem dirige, mas há regras quanto ao limite de escurecimento.

O CONTRAN define um limite de opacidade, de modo a não prejudicar possíveis fiscalizações ou etapas de proteção. Os valores variam com cada área do veículo e eles acontecem na seguinte ordem:

  • 28% de passagem de luz nos vidros traseiros;
  • 70% nos vidros laterais da dianteira;
  • 75% no para-brisa.

É preciso atentar a esses limites, já que eles podem ser modificados pelos órgãos regulamentadores. Outro aspecto a considerar é o tipo de adesivo para vidro, já que pode ser interno e externo:

  • interno: são inseridos na parte interna do vidro, mas a imagem aparece para fora. Os adesivos normalmente são disponibilizados em vinil adesivo interno (a cola está na imagem) e vinil eletrostático (não há cola);
  • externo: colados na parte externa do vidro, há adesivos em vinil transparente, branco ou plotter recorte (somente partes com cores adesivadas).

Rodas

Quando o assunto é personalização de veículos, as rodas surgem entre as principais modificações. Além de alterar o visual e o tamanho, é possível modificar a cor e outros detalhes. Para as empresas, isso traz estilo, chama a atenção e causa alinhamento com a identidade visual.

Contudo, é preciso atentar a como a modificação acontece. Não há problemas quanto à transformação das cores, mas o diâmetro faz grande diferença — inclusive, na estabilidade da direção. Por resolução, não é permitido fazer alterações que modifiquem o diâmetro externo do conjunto ou que ultrapassem os limites externos impostos pelo para-lamas.

Se um aro maior for usado, por exemplo, é preciso escolher outro pneu para que o diâmetro não seja comprometido. O ideal é que a modificação seja feita com a ajuda de autorizadas, já que as escolhas da fabricante são as únicas que garantem desempenho otimizado, como de consumo de combustível.

Onde encontrar uma empresa que possibilita carros personalizados?

Uma boa empresa que fornece o aluguel de carros para empresas também entrega ao cliente a opção de adesivar o velico a ser locado com material de qualidade. A Lokamig Empresas é uma organização especializada no aluguel de veículos para pessoas jurídicas e na terceirização de frotas para a região de Belo Horizonte.

Esta é uma opção mais vantajosa do que adquirir veículos e aplicar os adesivos, pois todo o trabalho será feito pela empresa contratada, o que garante maior qualidade, segurança e economia, já que a documentação também será trabalhada pela contratada.

Além disso, a Lokamig fornece carros equipados com tecnologia de ponta e sistemas de segurança. Também oferece assistência 24 horas, garantias, proteção especial em caso de acidentes, furto, roubo e incêndio, manutenção preventiva, além de muitas outras vantagens. Por isso, se trata da opção mais inteligente e com melhor custo-benefício.

Ao considerar os aspectos relevantes da personalização de veículos, você terá automóveis customizados e dentro da lei. Na dúvida, procure o DETRAN do seu estado para obter as orientações específicas. Lembre-se também que é muito importante que o adesivamento seja minuciosamente planejado e com o suporte de uma empresa especializada.

Quer aproveitar de todos os benefícios da Lokamig Empresas? Preencha o formulário abaixo para entrar em contato com um dos nossos especialistas:


Informamos que as informações presentes no artigos são referentes ao momento em que o mesmo foi atualizado: Junho de 2019.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta