Tire todas as suas dúvidas sobre a Terceirização de frotas da Lokamig

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O mundo empresarial impõe ao gestor desafios diários. Por essa razão, fazer boas escolhas é uma peça-chave para assegurar a eficiência e a agilidade necessárias para se sobressair perante os adversários e conquistar a preferência dos consumidores.

Atualmente, uma das tendências que vêm ganhando muitos adeptos para o alcance desse objetivo é a estratégia de terceirização de serviços. No setor de transportes, por exemplo, a Lokamig é referência em soluções customizadas na gestão de frotas, resultando em inúmeras vantagens para empresas de todos os portes. 

Neste post, vamos esclarecer como a Lokamig atua para proporcionar os melhores benefícios de uma frota terceirizada, bem como os principais motivos que fazem desse modelo uma excelente estratégia para o seu negócio. Siga a leitura e confira.

Como surgiu a Lokamig e como ela pode contribuir para seus clientes?

A história da Lokamig tem início na década de 1980, quando, mesmo diante do cenário econômico ruim enfrentado no país à época, o sócio-fundador e atual presidente, Saulo Tomaz Froes, resolveu usar a sua experiência no mercado de locação e o espírito empreendedor para fundar a Lokamig Rent a Car.

A partir da sua visão macro e futura do negócio, a Lokamig se consolidou no mercado como uma das empresas mais bem-sucedidas do segmento, ganhando títulos como o de locadora com o melhor serviço prestado, além de se estabelecer entre as “Marcas Mais Prestigiadas em Minas”.

Há mais de 37 anos atuando nesse mercado, hoje a Lokamig funciona em quatro unidades: uma no bairro Gutierrez, em Belo Horizonte (onde fica a matriz), em Contagem-MG e duas filiais nos aeroportos de Belo Horizonte (Pampulha/Confins).

Além do seu atendimento exclusivo ao cliente corporativo, a Lokamig também conta com uma loja especializada na venda de seminovos selecionados de sua frota. Ao todo, são mais de 80 mil clientes cadastrados.

Com a sua frota diversificada e uma excelente rede de parceiros em todo o Brasil, a empresa consegue ofertar serviços personalizados, com suporte 24 horas, e que tem muito valor a acrescentar aos processos de transportes dos empreendimentos em geral.

Como funciona a terceirização de frotas da Lokamig?

O primeiro ponto de destaque ao optar pela estratégia de terceirização de frota é que a empresa contratante não precisa dispor do seu capital de giro para adquirir veículos. Ela paga determinada quantia para que o seu serviço de transporte seja prestado utilizando-se dos automóveis de uma empresa especializada.

A terceirização de frotas é considerada nas locações de longo prazo, no mínimo 1 ano. O termo deve ser usado dentro desse contexto. Por isso ou muda-se o título para locação de frotas ou muda-se o texto para que tenha sentido.

Dentre os diferenciais ofertados pela empresa, além de uma frota bastante diversificada, vale destacar o seu time de motoristas qualificados e treinados para oferecer uma experiência de transporte completa. A Lokamig opera na gestão da frotas, tendo como principais atividades: 

  • a compra e o licenciamento dos veículos; 
  • a manutenção dos veículos;
  • a administração de sinistros e multas, entre outras.

Como resultado, o investimento nessa estratégia proporciona economia, melhoria da qualidade dos serviços, maior agilidade e adequação de frota, resultando em maior controle e planejamento do transporte, deixando a empresa focar no core business.

Como o cliente tem acesso ao valor final do serviço? Existe uma plataforma que possibilite a simulação?

A plataforma disponível é o site Lokamig Empresas. Nessa página, o cliente consegue solicitar um orçamento com o volume total do plano, mas não se trata de uma simulação propriamente dita, pois a negociação é personalizada de acordo com a demanda de cada usuário.

O custo final do seu projeto de terceirização será conhecido apenas depois do atendimento individual e da organização da infraestrutura necessária. Como regra, o valor total da locação leva em conta: o numero de veículos, o prazo do contrato, a quilometragem desejada para cada veículo, a proteção escolhida e eventuais taxas adicionais (acessórios, quilômetro excedente, taxa de serviço).

Como o setor corporativo visualiza tarifas diferenciadas ou reserva o veículo? Existe alguma ferramenta online específica para isso?

Considerando que cada cotação no setor corporativo é específica, não há ferramentas para que as companhias tenham acesso a tarifas diferenciadas online. É preciso entender melhor a necessidade do cliente para oferecer os serviços de melhor custo-benefício, ou seja, a cotação mais vantajosa para a contratante, e contar apenas com o atendimento online dificulta um pouco essa percepção.

Assim sendo, o que acontece é que a empresa entra em contato com a Lokamig por meio da página de terceirização de frotas e especifica a sua maior dificuldade:

  • renovação dos veículos;
  • gestão dos veículos no dia a dia; 
  • escolha pela terceirização ou compra de uma frota própria, entre outras. 

Então, a Lokamig abre um campo de alternativas para que o cliente especifique a quantidade e a categoria de veículos desejadas. Após o envio deste formulário, um consultor contacta a empresa contratante para tratar das peculiaridades do serviço que será prestado, oportunidade em que será enviada uma cotação personalizada e, caso necessário, também é agendada uma visita.

Quanto maior o período de locação, maior o desconto da tarifa?

Sim. Os valores das diárias são proporcionais — quanto mais dias de locação, mais baixo o valor do dia de aluguel. Existem pacotes bastante flexíveis já a partir de 3 diárias, além dos semanais, quinzenais e mensais. Na terceirização, especificamente, as contratações são  anuais. Enfim, o cliente tem um leque de alternativas para encontrar as condições mais favoráveis ao seu negócio. 

Existe alguma previsão de substituição dos veículos para contratos acima de 24 meses?

Como regra, a Lokamig não adota a substituição contratual da frota. Entretanto, excepcionalmente o usuário do serviço pode optar por substituições pontuais caso haja necessidade.

Nesse contexto, o Departamento de Manutenção da empresa realiza o acompanhamento da nossa frota via revisões regulares e solicitadas pelos parceiros e aproveita o ensejo para averiguar se o automóvel precisa ser substituído ou não.

No caso da substituições com 24 meses, normalmente é esse o prazo máximo para substituição do veículo. Mas como dito, cada caso é avaliado individualmente de forma que a substituição seja feita em um momento oportuno para cliente e locadora.

A proteção dos veículos é total ou parcial?

Para a proteção dos seus veículos, a Lokamig atua com um sistema de autogestão, que tem como base cálculos internos estabelecendo os valores por categorias. Trata-se de cobertura total, mas existe uma coparticipação, isto é, o parceiro contratante também tem as suas responsabilidades.

Nesse contexto, são diversas as modalidades de franquias e participação na proteção para diferentes circunstâncias, tal como ocorre com os seguros convencionais. Portanto, isso varia de acordo com as características do contrato. Isso para atender melhor à necessidade de cada cliente.

Qual tipo de cobertura a Lokamig oferece a seus clientes?

A cobertura que a Lokamig garante aos seus clientes é a proteção do veículo alugado para os casos de roubo, colisão com avarias ou até mesmo perda total. Além disso, é possível estender essa segurança para cobrir os seguintes danos:

  • corporais e materiais a terceiros;
  • cobertura dos vidros;
  • cobertura dos pneus.

Como funcionam as manutenções?

As manutenções são realizadas de acordo com os planos de garantia estipulados pelas respectivas montadoras. Desse modo, a Lokamig tem um departamento próprio para o agendamento desse cronograma, a fim de monitorar as manutenções regulares para que elas sejam feitas sempre em dia. Todavia, cabe ao cliente acompanhar o odômetro do veículo e comunicar a respeito da necessidade de revisão. 

Em quais hipóteses a empresa contratante arca com alguma manutenção?

As manutenções corretivas, isto é, todas aquelas que decorrem do mau uso do veículo, são de responsabilidade do contratante. Como mencionado, a locadora apenas se responsabiliza pelas manutenções estipuladas pelo fabricante do veículo.

Como são avaliadas as avarias?

A avaliação das avarias é efetuada pela própria Lokamig, ou por meio dos seus parceiros, conforme a viabilidade do caso. Ela acontece da seguinte maneira: diante da ocorrência de qualquer avaria, o contratante deve comunicar o incidente ao Departamento de Manutenção da Lokamig — (31) 3349-8971, manutencao@lokamig.com.br —. Nesse momento, ele será instruído sobre como proceder. De uma forma geral, o Boletim de Ocorrência sempre deverá ser realizado.

Concluída a avaliação, são feitos orçamentos do conserto, que na sequência serão enviados para a empresa contratante a fim de que ela aproveite o conserto. 

Como funcionam as trocas de pneus?

Para as trocas de pneus, existe um cronograma geral a ser obedecido. A regra é que isso aconteça quando é atingida a quilometragem de 40.000 km. Entretanto, pode haver situações inesperadas ou de uso irregular em que a única solução seja substituir o item, ou tal condição ainda pode ser negociada se for interessante para o cliente.

Qual é o prazo para a entrega de veículos novos em caso de terceirização?

Normalmente, as fábricas solicitam um prazo entre 30 e 45 dias para entrega dos veículos zero quilômetro. Contudo, devido ao excelente relacionamento da Lokamig com as montadoras e ao bom estoque que a empresa possui, ela consegue fazer essa entrega com um tempo bem reduzido — um período médio de 15 dias.

Esse é um grande diferencial dos serviços da Lokamig, porque muitas vezes o parceiro tem urgência na sua demanda pela frota, e esperar 45 dias, por exemplo, significa um grande prejuízo para ele, o que pode comprometer a eficiência dos seus processos.

É possível adquirir os veículos locados?

Sim, os contratantes têm a possibilidade de adquirir os veículos locados por meio de duas alternativas. A primeira delas é comprando diretamente na unidade de Seminovos da Lokamig. Já na segunda hipótese, o cliente deve contar com uma previsão contratual tratando do tema — geralmente, existe uma cláusula estipulando descontos para aquisição ao término do pacto.

Como funciona o suporte imediato? A Lokamig fornece apoio em relação à manutenção ou substituição de veículo que esteja em outra cidade?

O time de suporte da Lokamig sempre está a postos para atender às demandas dos seus clientes da melhor forma possível, 24 horas por dia. Porém, o que vai determinar um prazo de substituição imediato são as peculiaridades da situação. O processo é analisado pelo Departamento de Manutenção e a empresa tem como meta oferecer soluções da maneira mais rápida e eficiente possível.

Em alguns casos, a Lokamig consegue resolver os problemas de imediato, mas em outros não. No que diz respeito ao suporte de manutenção, para atender os clientes de todas as localidades a empresa se apoia em uma rede de parceiros espalhados pelo Brasil. 

Com relação à substituição imediata, ela está condicionada à comprovação do bom uso do veículo. Por isso, é importante tomar conhecimento das regras de funcionamento da prestação do serviço.

Qual é o parâmetro da substituição para contratos mais longos, por km ou por prazo de contrato?

O mais comum é a substituição dos veículos por prazo de contrato. Mas, assim como outros elementos, essa situação pode ser negociada pelo cliente. Dependendo da atividade exercida, do volume de trabalho e das rotas percorridas, é interessante discutir prazos mais curtos, e a Lokamig tem o compromisso de oferecer o máximo de personalização aos seus clientes.

Quais são as vantagens de optar pela terceirização?

Seja para uma frota pequena, média ou grande, a locação de carros empresariais se encaixa bem nas estratégias de gestão de frota de todas as empresas, independentemente do ramo de atuação. Administrar a frota própria enseja responsabilidades e dedicação. Quando se opta por uma frota terceirizada, uma parcela significativa desses esforços é transferida para a empresa especialista no assunto.

A terceirização da frota, assim como as demais estratégias adotadas por qualquer empresa, apresenta os seus prós e contras, mas seus aspectos positivos são muito mais relevantes do que as desvantagens.

Obviamente, a decisão de transferir essa responsabilidade para um parceiro especializado depende de uma análise criteriosa das características de cada negócio, contudo, algumas vantagens serão sentidas por todos eles. Veja quais são elas a seguir.


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Possibilita a otimização de custos

Reduzir custos é uma meta primordial de todos os tipos de empreendimentos, sobretudo para manter o negócio nos trilhos do crescimento em um mercado tão competitivo. Mas, ao contrário do que muitos podem imaginar, essa tarefa não envolve o simples corte de gastos.

A ideia de otimização está relacionada com o máximo aproveitamento de recursos — produzir com a mesma eficiência e qualidade gastando menos.

É o que acontece quando o gestor opta por terceirizar a frota do setor logístico. A empresa fica livre de uma série de burocracias e despesas que são transferidas ao parceiro que detém a frota. Dentre os principais custos que são eliminados, podemos destacar:

  • a aquisição e a manutenção de veículos;
  • o pagamento de impostos e seguros;
  • o monitoramento da frota, entre outros.

Como resultado, o gestor tem mais tempo e recursos para se dedicar à atividade principal, identificar falhas que precisam ser corrigidas, traçar diferentes estratégias, acompanhar tendências e ter novos insights.

Contribui para a excelência do serviço

Outra vantagem obtida ao terceirizar sua frota é o alto grau de profissionalização do serviço de transporte. Uma empresa que atua exclusivamente na área está por dentro do que há de mais sofisticado no mercado. Ela tem maior preparo para aliar a segurança da frota com eficiência, conforto e economia.

Ademais, parceiros e especializados também vão estar à frente no quesito avanços tecnológicos. Eles sabem o que há de novo para auxiliar no rastreamento das cargas, no monitoramento dos condutores, no planejamento das melhores rotas, entre outras facilidades. Enfim, as ferramentas necessárias para potencializar a sua atuação.

O consumidor moderno é cada vez mais exigente com as suas aquisições e também inclui nos padrões de expectativas a agilidade na entrega. Por isso, ter uma boa gestão de veículos e da sua estrutura de transporte como um todo é peça-chave para se destacar perante a concorrência.

Muitas vezes, o empresário sacrifica o orçamento do negócio para montar uma estrutura de transporte ruim, que vai deixá-lo na mão, com automóveis velhos que precisam de frequentes reparos.

A soma desses fatores leva para o ralo não somente os lucros, mas também a imagem da empresa perante os consumidores. Esse é um dos principais motivos da crescente terceirização em PMEs.

Aumenta a credibilidade do negócio

Como podemos perceber, os processos empresariais estão em constante evolução. Sempre há necessidade de inovar, adotar novas estratégias, rever conceitos e aprimorar técnicas. Por outro lado, temos os consumidores também com diferentes anseios, mantendo-se bem informados e em busca das soluções mais completas.

Em vista disso, o cuidado com a qualidade do produto já não é mais suficiente para fidelizar clientes. É preciso gerar valores que reforcem a credibilidade da marca, e contratar uma transportadora pode ser um bom começo para demonstrar o quanto a sua empresa se preocupa com o cumprimento dos prazos e com o profissionalismo em todas as interações.

Assim sendo, investir na terceirização da frota vai ao encontro da nova realidade do mercado — o serviço é padronizado, assegura procedimentos eficientes e com um alto nível de qualidade, sem que isso resulte em custos adicionais para o contratante.

Libera capital de giro

Uma das variáveis que compõem o capital de giro de um negócio é a sua frota, recurso essencial para o pleno andamento das atividades. Entretanto, é importante refletir sobre a viabilidade dessa aquisição, pois nem sempre o fato de ter os próprios veículos vai agregar resultados positivos.

Nesse sentido, o gestor deve estar consciente de que a ausência de um fluxo de trabalho contínuo para os veículos é sinônimo de dinheiro parado — o valor do automóvel que não está sendo utilizado não pode ser realocado em outras áreas e ele continua gerando despesas com impostos, entre outras obrigações.

Agora, imagine tal panorama sob a perspectiva de uma empresa que acabou de entrar no mercado, ainda sem um grande volume de demandas e que tenha recorrido a empréstimos bancários para adquirir a sua frota. É uma situação que coloca em xeque até mesmo a sobrevivência do negócio.

Ao contratar uma empresa de transporte terceirizada, todo esse impasse é solucionado, pois haverá apenas a preocupação com o pagamento pelo serviço que está sendo prestado — o que é bem mais em conta do que manter uma frota própria.

Dessa forma, a empresa naturalmente consegue diminuir uma boa parcela de capital imobilizado e aplicá-lo em setores estratégicos, que vão trazer competitividade para ela se posicionar entre os melhores players do mercado.

Elimina responsabilidades

Por todo o exposto, não restam dúvidas de que coordenar os processos logísticos de uma organização é sinônimo de lidar com muitas responsabilidades, desenvolver planejamentos estratégicos e conhecer os requisitos legais que envolvem a atividade — isto é, consome bastante energia do gestor.

Quando se adota o modelo de terceirização de frotas, a maioria das questões é transferida ao parceiro logístico. O empresário vai se preocupar, basicamente, com a escolha de uma transportadora com credibilidade no mercado, que ofereça serviços diferenciados e com qualidade.

A escolha de uma assistência especializada libera não somente o corpo diretivo da empresa para se concentrar na atividade-fim e se alinhar aos objetivos dos clientes, mas também permite que os colaboradores sejam mais bem aproveitados.

Quais são os principais diferenciais da Lokamig?

O know-how de mais de 37 anos de mercado é, sem dúvidas, um dos grandes diferenciais da Lokamig. Na sua bagagem, a empresa carrega muita experiência, parcerias bem-sucedidas e um modelo que contribui de forma significativa para o sucesso dos seus clientes. Vejamos algumas qualidades específicas:

  • frota diversificada com mais de 40 modelos de veículos;
  • atendimento personalizado;
  • consultores dedicados;
  • tarifas flexíveis e adequadas à necessidade do cliente;
  • rede de parceiros em todo o Brasil;
  • aprovação de cadastro feita com agilidade;
  • prazo de pagamento dilatado;
  • assistência e atendimento 24 horas.

A terceirização de serviços é uma tendência que vem crescendo a passos largos no cenário empresarial. Isso se justifica não apenas pelas facilidades geradas para a rotina do empreendimento, mas também pela qualidade no cumprimento das atribuições contratadas, pela otimização de orçamento, enfim, por tornar a logística um diferencial competitivo. E a Lokamig já está há um bom tempo no mercado, comprovando que vale a pena investir nessa estratégia.

Gostou da leitura? Agora que você já conhece todas as vantagens da terceirização de frotas e como funciona o serviço prestado pela Lokamig, aproveite para entrar em contato com nosso time de consultores e conhecer as soluções apropriadas para o seu negócio!

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