Veja 5 passos para fazer uma gestão de processos eficiente

6 minutos para ler

No âmbito empresarial, a gestão de processos, de modo resumido, significa atrelar conceitos de definição, verificação e melhoria constante dos processos de uma instituição, visando à satisfação dos clientes, a maiores lucros e, consequentemente, a melhores resultados

É essencial que o empreendedor esteja totalmente antenado aos recursos que podem ser aplicados nesses processos e, dessa forma, consiga transmitir suas ideias à equipe de colaboradores. Essa atitude gera um diferencial competitivo e faz com que a empresa se destaque no seu setor de mercado.

Ficou interessado em saber de que modo realizar a gestão de processos de modo eficiente na sua empresa e conquistar melhores resultados? Então este post é para você. Continue a leitura e confira as nossas cinco dicas especiais.

1. Classifique e priorize tarefas

Nós sabemos que dentro de uma instituição há inúmeras tarefas que devem ser desempenhadas para que os objetivos empresariais obtenham êxito. No entanto, é essencial que se conheça cada uma delas para que sejam estabelecidas aquelas que são prioritárias e devem ser desempenhadas em detrimento de outras.

Desse modo, é essencial que o gestor entenda quais são as tarefas mais importantes, naquele momento, dentro da empresa, e as organize dentro de uma escala preferencial. Assim, tarefas definidas como secundárias não serão desenvolvidas antes de atividades mais importantes, que impactam imediatamente nos resultados da companhia.

Essa atitude do empreendedor gera inúmeros ganhos e é capaz de habituar o time de colaboradores a entender quais são os setores da empresa que devem ser atendidos de modo mais ágil, sem deixar de se concentrar nas atividades secundárias, desenvolvendo-as também com primazia.

2. Crie formas de reduzir custos e ganhar tempo

Em um mundo tão competitivo, é fundamental que o empreendedor use o seu tempo em prol da instituição da melhor maneira possível. Em outras palavras, de nada adianta passar horas e horas por dia dentro da companhia se nesse tempo não se produz nada e nem são traçadas métricas para uma gestão de processos eficaz.

Desse modo, os gestores e o time de colaboradores devem estar alinhados em buscar formas de redução de custos e utilização do tempo de modo eficaz. Esse comportamento potencializa, de modo significativo, os resultados da empresa, uma vez que aumenta os lucros e entrega melhores serviços aos consumidores em menor prazo.

Por isso, se reúna com a sua equipe e ouça cada colaborador de diferentes setores para que eles externem suas opiniões sobre os procedimentos que podem ser adotados para conseguir melhores resultados em menor prazo, sem que isso influencie na qualidade dos produtos ou provoque sobrecarga de serviços. Agindo assim, além de alcançar os resultados desejados, você gera um engajamento de todos os trabalhadores na busca pelos objetivos.

3. Conte com parceiros de credibilidade

Uma das melhores maneiras de gerir processos de modo eficaz é contar com parceiros de confiança e credibilidade no mercado. Hoje em dia, no mundo empresarial, uma instituição que centraliza em si todas as atividades corre o risco de ficar sobrecarregada e perder espaço no mercado.

Citemos a gestão de frotas, por exemplo. Toda instituição tem alguns veículos que são destinados ao uso dentro da empresa (seja em grande ou pequena quantidade). Se os gestores ficarem preocupados com os balanços financeiros, adequação tributária, gestão de pessoas e ainda com as frotas, a tendência é que algum desses serviços fique prejudicado.

Por isso, procure uma empresa com credibilidade no mercado para ser sua parceira nesse momento. A Lokamig Empresas pode ajudar você a desenvolver suas atividades nesse ponto e cuidar da sua frota de modo eficaz e confiável, seja ela uma frota extensa ou que conte com pouco carros.

Assim, sobra mais tempo para que os gestores e colaboradores da sua empresa invistam o tempo deles dedicando-se à gestão de processos de outras atividades da instituição, buscando a melhora nos resultados e potencialização dos lucros.

Clique e baixe nosso e-book gratuito sobre os benefícios da Terceirização de Frotas para sua empresa

4. Implemente indicadores de desempenho

Para uma gestão de processos eficiente dentro da empresa, é fundamental que o gestor esteja antenado às mudanças e acompanhe sempre os resultados. Para isso, não há melhor maneira que desenvolver indicadores de desempenho e traçar comparativos entre os atuais resultados e os passados, verificando de que forma eles se desenvolveram e como podem ser melhorados ainda mais.

Os indicadores de desempenho possibilitam uma avaliação contínua da evolução dos setores da instituição e da posição que a empresa ocupa no seu setor mercadológico. Trazendo como exemplo o time de vendas, pela implementação da análise de desempenho, o gestor consegue verificar de que modo as mudanças de atitude impactam nos resultados.

Caso o efeito seja positivo, será possível estudar formas de melhorar ainda mais. Já em caso de resultados negativos, haverá a possibilidade de corrigir e adequar as condutas de modo mais ágil, sem que isso afete os ganhos da empresa.

Então, com a implementação de indicadores de desempenho dentro de uma empresa, o empresário conseguirá realizar a gestão de processos de modo mais eficaz e seguro. Ele será capaz de avaliar de forma contínua os resultados que as mudanças têm gerado e se elas são positivas ou não.

Com essa atitude organizacional, há um foco consciente e ordenado nos ganhos, desenvolvendo-os de modo satisfatório aos resultados da empresa e ao engajamento da equipe de colaboradores.

5. Ofereça treinamento necessário

Por fim, como pudemos observar, uma gestão de processos eficiente depende da participação do time de colaboradores da empresa. Uma equipe engajada e firme nos propósitos determinados pelo empreendedor e pelos gestores é capaz de criar um ambiente de extrema organização e capaz de maximizar resultados positivos.

No entanto, para que isso ocorra, é fundamental que o empresário lance mão de treinamentos e capacitações para que os cooperadores entendam de que modo devem agir e como a gestão eficiente de processo será adequada para criar um ambiente empresarial favorável.

Dessa maneira, invista em capacitação para os trabalhadores da sua empresa. Essa atitude cria um ambiente organizacional propício para a obtenção de resultados e faz com que os que trabalham ao seu lado estejam aptos a aplicar os conceitos da gestão de processos em prol da empresa.

Gostou das dicas? Viu como utilizar as técnicas e parcerias certas pode ser a chave para o bom gerenciamento do seu negócio? Então, preencha o formulário abaixo e para conhecer as nossas soluções personalizadas para turbinar seu gerenciamento de processos:

Posts relacionados

Deixe uma resposta