Fornecedores logísticos: o que avaliar para escolher os melhores?

6 minutos para ler

A escolha de bons fornecedores logísticos é vital para o sucesso de um empreendimento. Entretanto, essa tarefa nem sempre é fácil. São muitas as variáveis envolvidas nesse processo de eleição, o que exige do gestor o emprego de estratégias e técnicas corretas para garantir bons negócios.

Uma seleção realizada de forma incorreta pode acarretar prejuízos financeiros irreparáveis e, em casos extremos, significar a ruína da empresa. Por isso, é fundamental realizar uma análise detalhada de aspectos inerentes aos fornecedores logísticos para ter a certeza de estar optando pela alternativa correta.

Ficou interessado em saber quais são os fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher os fornecedores logísticos? Então, este post é para você. Continue a leitura e confira!

Analise a reputação da empresa de logística

Um dos pontos mais importantes na hora de contratar fornecedores logísticos é verificar a reputação da empresa com a qual se realizará a contratação. Isso garante que o gestor esteja assegurado de estar contando com um fornecedor que detém prestígio no mercado e avaliações positivas de outros clientes.

Portanto, verifique se os negócios em que o fornecedor esteve envolvido foram cumpridos, se ele ofereceu o que foi contratado de maneira adequada, no prazo correto e sem defeitos em produtos. Procure feedbacks com outros contratantes e constate a reputação daquela empresa no mercado.

Dessa maneira, você se assegura de estar realizando a transação com um fornecedor correto e que preza pelo total cumprimento do contrato estipulado. Seus serviços serão oferecidos de forma correta e seus lucros serão potencializados.

Descubra se o fornecedor logístico tem potencial para prestar o serviço

Saber se o fornecedor logístico tem capacidade técnica para proporcionar o solicitado é fundamental para o sucesso da contratação. Nesse ponto, o gestor deve verificar se a empresa que fornecerá os insumos tem recursos pessoais e técnicos de qualidade para oferecer os melhores serviços.

Analise, por exemplo, como se dá a armazenagem de itens que serão fornecidos, se há estrutura adequada, sistema integrado, equipamentos e máquinas de boa qualidade disponíveis etc. Tudo isso conta na boa qualidade do produto a ser vendido ao consumidor final e impacta diretamente os lucros.

Quanto aos recursos pessoais, identifique se há mão de obra qualificada a serviço do fornecedor logístico e se ele investe em programas de treinamento e capacitação de colaboradores, pois isso influencia de forma direta o valor entregue ao item que será repassado.

Dessa forma, o empresário garante estar elegendo a instituição com melhor técnica no mercado e eleva a sua empresa a níveis de excelência e destaque no mercado.

Verifique preços e custos

Um item que não poderia faltar na hora de analisar pontos referentes a fornecedores logísticos são os preços e custos praticados pela empresa contratada. Esse fator influi diretamente no valor pelo qual os produtos ou serviços serão repassados ao consumidor final e, consequentemente, na margem de lucro que o gestor conseguirá com a contratação.

Portanto, cabe ao gestor realizar uma pesquisa dos preços praticados pelo mercado e compará-los com o que é oferecido pelo fornecedor. Depois disso, o empresário estará bem mais seguro para realizar a contratação ou pedir descontos e ficará certo de que o valor investido está nos moldes adequados.

Entretanto, é fundamental ressaltar que nem sempre o fornecedor logístico mais barato é aquele que deve ser escolhido na hora de fechar o negócio. Não adianta economizar nesse ponto e oferecer ao consumidor final um serviço de baixa qualidade e sem expressão no mercado.

Imagine que, no caso de uma contratação da frota terceirizada de veículos da sua empresa, você passe a contar com uma instituição de preços baixos, mas sem qualidade e comprometimento algum. Isso será extremamente prejudicial.

Por isso, é preciso analisar preço, mas é indispensável que esse aspecto seja verificado levando em consideração outros pontos, inclusive já salientados, como qualidade do produto ou serviço, comprometimento do fornecedor com seu cliente, tempo de mercado e etc.

Averigue os principais pontos exigidos em contrato

Outro ponto crucial para a boa contratação de um fornecedor logístico é entender que cláusulas são exigidas por ele no contrato. É importante que todas elas sejam claras e aceitas pelas duas partes para garantia do fechamento de um bom negócio. 

Entenda se os pontos que o fornecedor exige no contrato são realmente necessários e se estão de acordo com os que você estipula. Não permita nenhuma cláusula abusiva ou algum tipo de vinculação contratual que lhe impeça de exercer seus direitos.

Dê preferência a instituições que estejam compromissadas com os serviços que serão prestados e não tenha receio de elaborar contratos com índices de desempenho e punições para atrasos e falhas recorrentes. Assim, você passa a estar seguro de contar com os serviços de uma companhia compromissada com o cliente e de objetivos alinhados aos da sua empresa.

Esteja atento à flexibilidade e produtividade do fornecedor logístico

Por fim, destacamos que é fundamental que um bom fornecedor logístico deve contar com dois pontos essenciais, são eles : produtividade e flexibilidade.

O primeiro diz respeito à implementação de programas que visam reduzir custos e melhorar os processos, bem como diminuir prazos de entrega. Isso beneficia o próprio fornecedor, a empresa contratante e o consumidor final.

O segundo ponto, flexibilidade, diz respeito à possibilidade do fornecedor de se adequar à determinada situação ou caso específico e se adaptar às alterações do mercado. Isso o faz atender melhor às necessidades do seu cliente sem abrir mão de sua estrutura e organização.

Portanto, descobrimos que a escolha correta de fornecedores logísticos é essencial para o sucesso de uma empresa. Para isso, é necessário empregar técnicas e estratégias adequadas como análise de experiência e prestígio do fornecedor no mercado, capacidades estruturais e de mão de obra, flexibilidade, entre outras. Assim, o gestor tem a segurança de estar fazendo a melhor escolha para sua empresa e potencializando as chances de obter êxito no empreendimento.

Como exemplo de tudo que dissemos sobre a boa escolha de fornecedores logísticos podemos verificar a terceirização de frotas para empresas. A Lokamig é referência nesse ramo. Contamos com prestígio no mercado, profissionais capacitados, atenção às tendências mercadológicas e flexibilidade para atender às melhores condições desejadas pela sua empresa.

 


Gostou de entender como contratar os melhores fornecedores logísticos? Então não deixe de descobrir quais são os indicadores de desempenho mais importantes para uma gestão de frotas adequada.

Posts relacionados

Deixe uma resposta