Conheça os principais desafios da logística no Brasil

6 minutos para ler

O planejamento estratégico de uma organização proporciona melhorias para a empresa, garante análises mais efetivas, especifica as estratégias, além de definir ações mais concretas. A base para um plano como esse em um negócio que depende do transporte é justamente a logística, que representará um diferencial considerável em um mercado cada vez mais competitivo.

Por essa razão, é necessário que a organização entenda quais são os principais desafios da logística no Brasil e como superá-los. Assim, esse setor não será comprometido, trazendo como consequência o aumento da satisfação dos clientes e melhores resultados.

Entenda, neste post, quais são os principais desafios saiba como superá-los. Boa leitura!

1. Infraestrutura das estradas

A situação das estradas brasileiras pode ser considerada um dos desafios mais alarmantes da logística em nosso país. De acordo com a Confederação Nacional de Transportes (CNT), apenas 12,4% contam com pavimentação. Se considerarmos o crescimento da malha rodoviária entre os anos de 2009 e 2017 a situação é ainda mais crítica: apenas 0,5%.

Ao dirigir em uma via cujo estado não é dos melhores e com problemas em seu trecho (apresentando buracos, por exemplo), a frota de uma organização pode sofrer com as consequências.

Isso contribui para o desgaste das rodas — e até mesmo para a ocorrência de problemas mais sérios, como pneu estourado —, faz com que o carro gaste mais combustível e aumenta as chances de acidentes, ampliando o leque de prejuízos.

É preciso conscientização por parte dos colaboradores para que dirijam com responsabilidade, especialmente quando perceberem as más condições da estrada: não conduzir o veículo em alta velocidade, colocar o cinto de segurança e não utilizar aparelhos que tirem a concentração no trânsito, como o celular. Ou seja, todos devem seguir a legislação de trânsito vigente no Brasil.

2. Altos custos

Os altos custos enfrentados por empresas que necessitam do transporte para entregar as soluções aos seus clientes também estão entre os desafios da logística no Brasil. Para reduzir esses valores é preciso ter uma excelente eficiência operacional. Assim, é possível otimizar processos, aumentar a produtividade da equipe e fazer um controle mais efetivo dos veículos.

Há muitas alternativas para garantir essa economia. Uma delas é contar com ferramentas de gestão de frotas que permitam monitorar as rotas, escolher aquelas mais curtas (e que apresentem melhores condições) e reduzir falhas humanas nos processos. Uma ferramenta específica, como um software para a gestão de frotas, também contribui para a análise de dados (como o consumo de combustível), além de controlar os gastos com manutenção.

Outra opção é a terceirização dos serviços de frota. Como vantagens que sua empresa poderá usufruir, destacamos a profissionalização do serviço de gestão de frotas, a melhora do nível de entrega ao cliente, mais credibilidade ao negócio — uma vez que contará com veículos novos — e menor preocupação com assuntos relacionados à manutenção.

3. Segurança

Conforme abordado, a situação das rodovias nacionais é um dos principais gargalos enfrentados pelas empresas de transporte. Além de as estradas não apresentarem boas condições, é preciso treinamento para casos específicos. Dirigir sob forte chuva, por exemplo, não é recomendável. O motorista deve parar em algum local permitido até que a situação amenize e possa assegurar a sua integridade.

Também é preciso que a empresa ofereça boas condições do veículo, visto que aqueles que não apresentam boa manutenção podem comprometer a produtividade e a segurança do colaborador. Mais uma vez, destaca-se a vantagem de contar com a terceirização desse serviço para que os profissionais trabalhem sempre com carros em bom estado.

Por fim, especialmente para as empresas que realizam rotas intermunicipais, é preciso atentar a roubos de veículos e ações de quadrilhas especializadas. O ideal é fazer um mapeamento do roteiro e identificar quais são os pontos mais propícios. Assim, é possível fazer alterações e traçar um cronograma antes que o carro saia da empresa.

4. Mensuração do desempenho das operações

Qualquer que seja a estratégia da empresa, é fundamental mensurar os resultados e as operações. Dessa forma, é possível avaliar o que tem funcionado e quais aspectos de melhoria precisam ser implementados. Isso contribui para a obtenção de resultados mais efetivos e para a adoção de estratégias que permitam à empresa alcançar as metas preestabelecidas no planejamento estratégico.

Para isso, vale criar indicadores de desempenho que possam contribuir para essa análise. A dificuldade de as empresas definirem quais serão avaliados é outro desafio da logística no Brasil, devido à importância que acarretam para a organização.

Os principais são:

  • nível de serviço de entrega;
  • tempo de ciclo de pedido;
  • índice de ocorrências;
  • exatidão das notas de transporte;
  • tempo de atraso de entregas.

Avalie quais são os principais para o seu negócio e considere a análise desses índices para uma melhor tomada de decisão, além de uma visualização mais clara do desempenho da equipe.

5. Mudanças seguidas no valor dos combustíveis

Conforme explicitado, a redução de custos está entre uma das principais questões debatidas por gestores de empresas de transportes. No entanto, esse fator está diretamente ligado a causas externas, como o valor dos combustíveis. As subidas seguidas desses preços comprometem as atividades, fazendo com que o fluxo de caixa sofra com as consequências.

O ideal é estabelecer medidas para a economia desse item. Ofereça treinamentos aos profissionais para que façam a troca de marcha no momento correto, evitem acelerar sem necessidade e verifiquem a calibragem dos pneus sempre que o veículo sair da empresa.

A empresa também pode contribuir para isso. Basta apenas optar por um combustível de qualidade. Nesse contexto, escolher um material com menor preço e de origem duvidosa pode resultar em um “barato que sai caro”.

Neste conteúdo você pôde conhecer os 5 principais desafios da logística no Brasil e como superá-los. É essencial seguir as dicas apresentadas para que a empresa possa usufruir da redução de custos, contar com colaboradores mais engajados e garantir a segurança dos profissionais e do patrimônio do negócio.

Gostou do post e quer ficar por dentro de mais dicas como as que foram apresentadas? Curta a nossa página no Facebook e siga o nosso perfil no Instagram para acompanhar de perto as novidades!

Posts relacionados

Deixe uma resposta