Como a terceirização de frotas ajuda a reduzir custos?

8 minutos para ler

terceirização de frotas é uma alternativa que está ganhando espaço no mercado, pois oferece ganhos financeiros e operacionais e eficiência nos processos de empresas que usam veículos em seu cotidiano.

Para se ter uma ideia do impacto disso, das 100 maiores companhias do país, aproximadamente 70% já utilizam esse serviço para melhorar sua gestão de automóveis e diminuir custos.

Além disso, o aluguel de veículos também está atraindo pequenas e médias organizações, embora muitas delas já o tenham contratado há tempos.

Isso se dá por conta de outros atrativos que não só incluem economia, mas que também têm foco no objetivo principal de cada negócio. Assim, as equipes tornam-se mais livres para se concentrarem no que realmente faz a diferença dentro do ambiente organizacional.

Descubra, neste post, quais são as outras vantagens da terceirização em relação à redução de custos. Boa leitura!

Redução de custos sem perder a eficiência da empresa

Com um mercado cada vez mais acirrado e em um período de instabilidade econômica, reduzir custos é um procedimento que deve ser feito com muita cautela, pois pode comprometer a qualidade e a eficiência dos serviços prestados.

Contudo, o que se nota é que a terceirização de frotas tem colaborado muito para o crescimento das empresas, uma vez que garante a diminuição de custos sem prejudicar seu funcionamento.

Isso é possível graças à eliminação de gastos com itens como:

  • aquisição de novos veículos;

  • documentação de cada veículo novo;

  • manutenção da frota;

  • seleção e contratação de motoristas;

  • monitoramento e controle de cargas;

  • pagamento de impostos e seguros.

Todas essas despesas, que antes eram de sua responsabilidade, são transferidas para a empresa contratada, fazendo com que seu setor obtenha mais retorno financeiro para investir em áreas mais estratégicas.

Além disso, a locação de frotas ou veículos é um serviço que dá total autonomia ao cliente para realizar suas entregas como desejar. Também vale citar que essa alternativa traz consigo uma forma de ajudar a controlar a evolução da carga dos principais impostos sobre a cadeia produtiva, pois:

  • não gera ICMS ou ISS;

  • o sistema não cumulativo possibilita que clientes utilizem créditos que seriam perdidos com a aquisição (PIS/COFINS) ou depreciação (IRPJ/CSLL);

  • a manutenção de frota própria exige colaboradores que não produzem créditos fiscais (PIS/COFINS/INSS);

  • o aluguel de veículos reduz o IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) dos locatários como despesa operacional;

  • a dedução é imediata no próprio mês;

  • evita-se o acúmulo de saldos no balanço.

Em contrapartida, na aquisição do veículo só é permitida a dedução pela depreciação: ela é parcelada em cinco anos; os juros do financiamento não podem ser adicionados na depreciação e geram-se “saldos” caso ocorra a venda do bem antes do prazo.

Empreendimentos que projetam seus custos com precisão são mais eficientes em longo prazo e podem direcionar melhor seus recursos, garantindo a saúde financeira e a permanência no mercado.


Mais adaptabilidade ao aumento repentino de demandas

Toda empresa tem seus altos e baixos. Quando ocorre um aumento inesperado de demandas — tanto em períodos esporádicos quanto em épocas sazonais —, é preciso buscar alternativas a fim de realizar todas as entregas no prazo.

Em situações como essa, que aumentam a necessidade de ficar com os veículos locados por mais tempo, basta acrescentar uma nova mensalidade, o que é uma economia e tanto em comparação com a compra repentina de um veículo novo, por exemplo.

Profissionalização do serviço de transporte

Outra importante vantagem de terceirizar a frota é, sem dúvida, a profissionalização do serviço de transporte.

O consumidor atual é muito exigente ao efetuar suas compras, buscando produtos e serviços de qualidade. Isso faz com que a entrega rápida — e em segurança — seja um fator decisivo para a concretização do negócio.

Desse modo, ao contratar uma empresa locadora de veículos, você certamente investirá em qualidade, entregando seus produtos “pessoalmente” em tempo hábil e com eficiência.

Mais credibilidade ao negócio

Não há como negar que a terceirização de frotas ajuda a melhorar a imagem da marca perante os consumidores. De modo geral, com um serviço de ponta, gera-se uma imagem de uma empresa responsável, sólida e engajada em oferecer o melhor para seus consumidores.

Além disso, a probabilidade de que seus clientes indiquem sua empresa para amigos, colegas e parentes aumenta significativamente, o que é uma vantagem competitiva e tanto, não é mesmo?

Portanto, alugar veículos é uma decisão que beneficia não somente você, mas principalmente seu público, que passa a desfrutar de um serviço mais qualificado e competente.

Diminuição do índice de “capital parado”

Você já ouviu o termo “capital parado” ou “custo de oportunidade”? Ele nada mais é que um capital investido que não traz um retorno direto e imediato para a empresa.

Dessa forma, a compra de frotas de veículos, por exigir um alto investimento financeiro, pode ser compreendida como um grande capital paralisado, que poderia muito bem ser aplicado em ações e equipamentos que ajudariam no crescimento efetivo do negócio.

Em contrapartida, com a terceirização, você não precisa se preocupar em adquirir automóveis e pode investir esse dinheiro na melhoria dos produtos, campanhas de marketing ou outra atividade que possa tornar sua empresa mais competitiva.

Menos preocupação com assuntos operacionais

Você é responsável por todo o processo de transporte no seu setor? Caso essa seja sua realidade, você deve ter conhecimento do quanto esses assuntos envolvem obrigações e complexidades que exigem sua atenção.

Além de respeitar a legislação sobre transportes, há diversas atitudes que devem ser tomadas e que podem gerar multas e penalidades caso não sejam cumpridas com rigor, como:

  • licenciamento e emplacamento de veículos;
  • recrutamento e seleção de bons motoristas;
  • recolhimento/pagamento de impostos e taxas essenciais;
  • protocolização e aquisição de licenças.

Por conta disso, vale frisar que a terceirização pode ser sua grande aliada, pois todos esses assuntos difíceis de resolver são transferidos para uma empresa especializada na área, eliminando inúmeros problemas para você e seu setor de logística.

Eliminação de perdas com manutenção e depreciação de frotas

Não é nenhuma novidade que as rodovias do nosso país são de baixíssima qualidade, o que faz com que a frota de transportes sofra danos críticos constantemente.

Além desse tipo de desgaste, devido à má conservação das estradas, o fator tempo é um aspecto que afeta a conservação dos veículos, fazendo com que você gaste com reparos e revisões frequentemente.

Com a locação de veículos, todas essas despesas são repassadas e você elimina mais um tipo de preocupação operacional e financeira.

Dessa forma, o time de vendas pode dar o seu melhor, já que saberá que as mercadorias serão transportadas e entregues por meio de um serviço especializado, com veículos novos e conservados, além de contar com a baixa incidência de quebra dos automóveis durante o trajeto.

Mais tempo na sua agenda

Você, gerente logístico, provavelmente lida com muitas responsabilidades em sua rotina. Manter todo o setor operando conforme os critérios de qualidade não é uma tarefa simples e exige tempo e dedicação.

Nesse contexto, todo o tempo disponibilizado em sua agenda — antes consumido com atividades meramente operacionais e burocráticas — pode ser aproveitado para o desenvolvimento dos colaboradores e da empresa.

Viu só como a terceirização de frotas pode ajudar sua empresa a reduzir custos e ser mais competitiva?

Esperamos que as informações fornecidas ao longo deste post possam tê-lo convencido a contratar um serviço desse tipo. Agora, aproveite a oportunidade para entrar em contato conosco acessando nosso site.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta