Aplicativos eficientes para gestão de frotas

6 minutos para ler

Todo mundo já ouviu falar que é preciso usar a tecnologia a seu favor. E um dos exemplos dessa expressão para quem precisa administrar uma determinada quantidade de veículos e motoristas são os aplicativos para gestão de frotas. Desenvolvidos por diversas empresas, eles possuem funcionalidades que vão desde a localização do veículo, passando pelo controle de velocidade, até o monitoramento do comportamento do motorista.

Hoje, o uso dos aplicativos de gestão de frotas já se tornou comum entre os empresários que trabalham com transporte. Afinal, com apenas um smartphone em mãos, é possível controlar diversos veículos sem sair do escritório.

Com os apps, você pode receber informações sobre o tempo de deslocamento de determinado motorista e a velocidade do veículo, ou conferir se o carro está parado em algum ponto, se sofreu um acidente, se precisa de manutenção, se recebeu uma multa e até mesmo se o motorista está com um comportamento agressivo.

Tudo isso graças à telemetria: uma tecnologia de medição e comunicação de informações que proporciona uma otimização do tempo não só das entregas, mas do trabalho do próprio gestor de frotas. Outro benefício é a redução de custos devido aos alertas sobre manutenção e condução dos motoristas, evitando multas e acidentes.

Há muitos apps de gestão de frotas disponíveis. Para facilitar a sua busca, mapeamos os mais bem cotados do mercado. Então, que tal descobrir agora o que se adapta melhor à sua empresa?

Descubra os sete principais aplicativos para gestão de frotas

A maioria dos apps pode ser obtido gratuitamente e oferece um período de teste sem custos. Para continuar utilizando os recursos após esse intervalo, é necessário assinar um plano conforme a necessidade da empresa.

Dependo da tecnologia e do tipo de monitoramento escolhido pela empresa é necessário que ocorra a instalação de equipamento. O que também tem relação com o modelo e ano do veículo, quanto mais novo mais simples se torna o processo de instalação.

Para realizar o download dos apps, basta entra na loja de aplicativos diretamente no dispositivo móvel ou no computador. Porém para acessá-lo é preciso login e senha disponibilizados pela operadora. Confira algumas opções:

1. STI

O aplicativo foi pensado para auxiliar na gestão de frotas. Para isso, a telemetria permite localizar o veículo em tempo real e saber se está em deslocamento e em qual velocidade. As informações estão disponíveis 24 horas por dia via satélite. O app também gera alertas sobre o tempo de viagem do veículo entre um destino e outro e quanto à carga horária de trabalho do motorista.

O usuário também pode acompanhar o comportamento do condutor para prevenir infrações de trânsito ou até mesmo acidentes, caso o profissional tenha perfil agressivo. Como consequência, a empresa consegue economizar e otimizar as entregas.

Compatibilidade: Android e iOS.

2. Meu Nuvvel

Criado com o objetivo de otimizar os custos com combustível, manutenção, multas e tempo de serviço, o app permite o rastreamento da carga durante todo o trajeto. Ainda disponibiliza informações sobre a condução do veículo, deslocamento e velocidade, e como está a carga horária de trabalho do motorista. O gestor ainda conta com alertas sobre a localização da frota. Para mais informações, basta acessar o site do desenvolvedor.

Compatibilidade: Android e iOS.

3. Sofit

Neste caso, o app para gestão de frotas faz parte de um serviço mais amplo e completo de controle de veículos e transporte. A utilização do aplicativo se dá conforme o plano contratado pelo cliente. Os planos ofertados podem ser consultados no site da Sofit, que também disponibiliza o teste grátis para novos clientes.

Assim como nos demais serviços, a ferramenta permite acompanhar relatórios sobre o comportamento do motorista e a manutenção dos veículos.

Compatibilidade: Android e iOS.

4. MiX Telematics

A empresa oferece diversos apps para monitoramento de veículos, todos com a tecnologia de telemetria, que permite monitorar o deslocamento e o desempenho da frota e o comportamento do motorista. Para conhecer cada um dos produtos, é preciso acessar o site da Mix Telematics.

Compatibilidade: Android e iOS.

5. Trekken App

Entre os principais aplicativos para gestão de frotas, está o Trekken. Seu mote é coletar, pelo celular, e analisar o comportamento dos motoristas, mapeando características como agressividade. Além disso, emite relatórios gerenciais de custos e riscos.

O serviço ainda produz um ranking sobre a condução dos profissionais, o que incentiva a direção responsável e diminui a possibilidade de acidentes de trânsito, uma vez que também permite ao gestor selecionar os melhores motoristas.

Compatibilidade: Android.

6. Carrorama Fleet

O app Carrorama Fleet é conhecido por ter planos e recursos atrativos. Um desses recursos diferenciais é o leitor OBD, que, além de informar sobre o deslocamento e o local da frota, também realiza uma leitura completa do funcionamento interno do veículo. Isso significa ter diagnósticos prévios sobre o desempenho da frota, reduzindo custos de manutenção e otimizando a utilização dos veículos.

Compatibilidade: Android e iOS.

7. CTF BR-Frota

O aplicativo passou recentemente por atualização e aperfeiçoamento dos recursos. O app tem um funcionamento diferente dos demais, pois é voltado para os clientes do cartão de combustível CTF BR-Frota, permitindo a consulta de saldo disponível para os serviços realizados em postos de gasolina, como abastecimento, lavagem, troca de óleo, entre outros.

Também é possível consultar um relatório de transações realizadas, incluindo toda a frota, localizar e traçar rotas para os postos da rede Petrobras mais próximos, e bloquear ou liberar o cartão de motoristas parceiros.

Compatibilidade: Android e iOS.

Agora que você já sabe quais são os principais aplicativos para gestão de frotas, é hora de pensar em quais são as necessidades da sua empresa . Para isso, é preciso ter em mente que no atual cenário competitivo otimizar a gestão significa reduzir custos e tempo com manutenção, segurança do veículo e dos motoristas, selecionar os melhores condutores, e evitar multas e acidentes. E, consequentemente, gastar menos e aumentar a produtividade.

Para consultar os planos e valores disponíveis para o monitoramento dos veículos, basta acessar o site de cada operadora e fazer um breve cadastro da sua empresa. Se, depois de avaliar qual é a melhor escolha, ainda restarem dúvidas entre dois ou mais apps, é possível utilizar o tempo de teste grátis oferecido pela maioria das ferramentas antes de tomar a decisão final.

Você utiliza algum dos aplicativos listados? Conhece outras ferramentas para gestão de frotas? Compartilhe conosco deixando um comentário neste post!

Posts relacionados

Deixe uma resposta